quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TV Digital - Mercado Publicitário


A partir do dia 02 de janeiro de 2012, todos os comerciais deverão ser  entregues a Rede Globo no formato XDCAM.


* Vantagens
A publicidade, tanto quanto a programação de TV, poderá se reinventar a partir da TV digital em alta definição.
 Os ganhos de qualidade na imagem e som, por si só, já proporcionarão aos criadores e diretores de filmes publicitários um amplo campo de desenvolvimento para novas abordagens de comunicação. A vocação de qualidade dos publicitários só tem a ganhar com uma plataforma técnica tão diferenciada quanto a TV digital em alta definição.
É importante frisar que o modelo atual de comunicação publicitária via TV nada perde com a digitalização do sinal. Os comerciais de 30 segundos, os patrocínios e outros formatos já bem conhecidos por anunciantes, agências e consumidores seguem perfeitamente válidos e ainda mais valorizados pela maior qualidade das imagens e som. Comerciais em resolução convencional serão aceitos para exibição pela RBS TV ainda durante muitos anos.
Atenção: para os clientes que queiram produzir comerciais em alta definição, além do envio do material segundo os padrões estabelecidos, Beta SP, é necessário que também seja fornecido o conteúdo no formato XDCAM-HD. É essencial que o conteúdo dos materiais seja idêntico. Não serão aceitas mensagens com conteúdos diferentes para o sistema analógico e digital. Prazos e processos operacionais seguem sendo os mesmos.
A produção publicitária brasileira está mais rica com o intervalo em HDTV. Na Globo, grandes atrações já são totalmente produzidas em alta definição. A novela A Favorita, e os programas A Grande Família e Casos e Acasos serão exibidos em HDTV para a região metropolitana de Porto Alegre pelo canal 12, no conversor (Set-Top box). A maioria dos filmes de Tela Quente e alguns de Temperatura Máxima, Sessão da Tarde e Sessão de Gala também são exibidos em alta definição. E nos intervalos desses programas, você verá os primeiros comerciais HDTV produzidos por agências gaúchas e catarinenses.
* Materiais de Exibição
A partir de janeiro de 2012, a RBS TV passará a aceitar apenas o formato XDCAM para materiais de exibição, em substituição ao Betacam SP. O novo formato é 100% digital e suporta tanto comerciais em standart definition (SDTV) quanto high definition (HDTV).

O XDCAM é uma mídia ótica robusta e com larga oferta de decks e drives, que se integram com praticamente todas as plataformas de edição e finalização em uso. O formato já é padrão da indústria de TV, sendo baseado na tecnologia dos discos óticos Blu-ray. Quatro grandes fabricantes oferecem o produto ao mercado, o que garante a disponibilidade do produto a preços competitivos.
Por que o formato XDCAM foi escolhido:
• Ele melhora a qualidade final do intervalo comercial na programação da RBS TV
• Define um padrão técnico que permite fácil integração do formato com as plataformas de produção do mercado publicitário
• Migra para um ambiente 100% digital
O material para veiculação e/ou geração deve ser em XDCAM, que vale tanto para as exibidoras com transmissão analógica (SD) quanto para as exibidoras que já iniciaram a transmissão digital (HD). O material Betacam SP será aceito somente até dezembro/2011.

Sempre que o comercial for produzido em Alta Definição, devem ser entregues dois materiais, um em HD e outro em SD.
O formato XDCAM-HD 35 Mbps será aceito até dezembro de 2012, quando então os formatos XDCAM-HD e o XDCAM-SD em 50Mbps serão os únicos formatos de disco ótico homologados.
São Paulo e Rio de Janeiro
• High Definition: XDCAM-HD, HDCAM ou HDCAM-SR
• Standard Definition: XDCAM-SD, Beta Digital e Betacam SP (até dez/2011)
Outras exibidoras
• High Definition: XDCAM-HD
• Standard Definition: XDCAM-SD e Betacam SP (até dez/2011)
Obs.:
01) Para veiculação em Mercado Nacional serão aceitos também os materiais em Beta Digital e HDCAM.
02) Materiais que já estão em poder das emissoras e que continuarão veiculando a partir de 01/01/2012 não precisarão ser substituídos.

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