sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pequenas empresas nas redes sociais: os 4 pilares básicos




Existem diversas maneiras de se aplicar mídias sociais nos negócios. O modo como isso é feito varia conforme o segmento da empresa, o perfil do público, o porte da companhia e, é claro, vai depender - e muito - da cultura digital que a empresa possui. Ramos específicos tendem a ser mais fáceis, como Skol ou o Guaraná Antarctica, pois são produtos aceitos por diversas classes sociais e idades. O segmento saúde, por exemplo, encontrará maiores dificuldades na implementação dessas mídias.  

Porém isso não é desculpa para não usar os possíveis benefícios que as redes e mídias sociais trazem. Aliás, não são só as grandes corporações que aplicam ações bem feitas no digimundo. Pequenas empresas podem e devem aproveitar os recursos que essas canais de diálogo - e não vendas - trazem. O primeiro passo é fazer a lição de casa e ter em mente os 4 pilares essenciais para um pequena empresa entrar nesse universo:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Estipular objetivos realistas;
  • Criar uma política interna quanto ao uso de mídias sociais;
  • Conhecer os reais motivos que o levarão a usar esses canais.
Simples, não? Pode até parecer simples em uma primeira análise, mas adentrar nesse mundo requer seriedade e compromisso. Essa lista trata dos itens mais básicos para que pequenas empresas comecem a desenvolver uma cultura de mídias sociais. Criar perfis em todas as redes para garantir o nome da empresa é uma coisa. Criar peris em todas as redes com o intuito de usá-las sem ao menos conhece-las é falta de estratégia. Vamos analisar cada perfil citado acima:

1. Produza um conteúdo de qualidade

Não é novidade para ninguém que os usuários querem conteúdo, não propaganda direta. A publicidade convencional já percebeu isso e vem modificando suas ações baseadas na mantra do conteúdo: o conteúdo é rei. Ter o que produzir em diferentes canais faz com que sua empresa tenha visibilidade de impacto. Agora ter um conteúdo diferencial e com qualidade sendo distribuído nessas canais faz com que sua empresa ganha notoriedade.

2. Estipule objetivos plausíveis

O que são metas realistas? Vai depender do canal em questão e até onde sua empresa quer chegar. Seja um número considerável de seguidores no Twitter ou um grande aumento de fãs na página da empresa no Facebook, ainda aposto que o objetivo mais importante quando falamos de redes sociais é acerca do relacionamento. Relacionamento gera confiança e cria advogados da marca. Meia dúzia de clientes fiéis propagando sua mensagem nas redes sociais é muito melhor do que 300 fãs inoperantes no Facebook.

3. Crie regras internas e guias de uso

Ser uma pequena empresa não faz dela um local adequado para atitudes não profissionais. Certifique-se de que seus funcionários já usam as redes sociais e oriente-os na busca por um comportamento mais adequado. Isso é censura ou coerção? Em hipótese alguma. A empresa é um ambiente de trabalho e tudo que ocorre nela deve ser de responsabilidade da empresa, assim como as atitudes de um funcionário fora dela também refletem na companhia. Crie uma política e confira se todos têm conhecimento sobre ela.

4. Quero usar as redes sociais porque...

Algum guru disse que era a única saída para a sua empresa? Não, você não deve cair nessa. Há uma diferença absurda entre estar nas redes sociais e possuir presença nas redes sociais. Uma empresa está nas redes sociais quer queria ou não, pois com toda a certeza alguma vez na vida os usuários comentaram sobre ela. Outra coisa é a empresa manter uma presença séria e participativa nesses canais, gerando diálogo e estabelecendo pontos de confiança.  


Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.

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