quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Erros de Marketing

No fim do ano passado a Fiat decidiu fazer uma grande investida no seu simpático modelo 500 no mercado americano, divulgando uma campanha protagonizada pela super-star Jennifer Lopez. 


No comercial ela dirige o carro pelo Bronx, bairro de Nova York onde foi criada, cheia de atitude, dizendo que gosta de voltar às suas origens para se inspirar:



A história já é duvidosa de início. Será mesmo que a artista voltaria a um bairro considerado perigoso com um carro desses apenas pra pensar na vida como faz na propaganda?
Ok, ok... até aqui seriam apenas suposições e "achômetros". Mas... o problema é que duas notícias vazaram na imprensa:
1) Jennifer Lopez, na verdade, não foi ao Bronx nem mesmo pra gravar o comercial. As cenas externas foram feitas por uma dublê.
2) O Fiat 500 usado na gravação quebrou no meio do caminho.
Dúvida? Tá aí a foto:


Erros de Marketing,Fiat 500,Jennifer Lopez

A campanha foi noticiada como desastrosa nos principais veículos de comunicação e a empresa não alcançou nem metade de sua meta de vendas.

O prêmio de produto que mais ilude consumidores vai para ...



Piscinas infláveis para crianças das marcas Banzai e My First apresentam fotos nas embalagens muito distante da realidade dos produtos. Seria má fé ou eles tem fotógrafos milagrosos?

Já postamos aqui várias comparações entre as fotos que estão na embalagem versus a imagem real de alimentos. O Big Mac da foto é certamente muito mais arrumadinho que o que comemos. Até entendo que com comida possa ser realmente difícil conseguir seguir um certo padrão. Mas... o que dizer de produtos industrializados que exageram nas fotos das embalagens?



Procurando na internet, cheguei à conclusão que o produto que mais gera frustrações é... piscina inflável para crianças! Em especial das marcas Banzai e My First. Vejam abaixo imagens que estão nas embalagens das marcas e fotos reais publicadas por usuários insatisfeitos:

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Caramba... será que é má fé ou eles têm fotógrafos milagrosos?

Voe conosco, porque temos aeromoças transexuais!


Como forma de tentar melhorar o atendimento, companhia aérea tailandesa P.C. Air decidiu contratar homens que mudaram de sexo, justificando que eles poderiam comprender os públicos masculino e feminino
Uma companhia aérea tailandesa resolveu abrir um processo de seleção inusitado... eles estavam em busca de aeromoças transexuais. Isso mesmo. Eles fizeram questão de contratar homens que decidiram fazer a cirurgia de mudança de sexo para trabalhar em suas aeronaves. Peter Chan, o presidente da P.C. Air, disse em entrevista à Reuters que os transex seriam ideais para essa função, pois conseguem entender tanto o mundo masculino quanto o feminino.
Após um processo de seleção de 10 meses em busca das candidatas que parecessem mais femininas, atraentes e fluentes em inglês e mandarim, contrataram 4 funcionárias:


E colocaram na TV uma campanha estrelada pela miss transex do país, agora parte da equipe de bordo:




O caso saiu na revista Time, que explica que Bangcoc é uma das cidades onde mais homens fazem esse tipo de cirurgia no mundo.
No mínimo, polêmico.

Vamos tentar analisar esse caso racionalmente?

1) A qualidade do serviço da companhia aérea não melhorou por causa disso: Ainda que os transexuais tivessem uma capacidade de atendimento muito superior à média, o fato é que as 4 novas aeromoças não devem ser nem 1% do quadro de funcionários da empresa. E, sozinhas, não são suficientes pra melhorar o serviço da P.C. Air como um todo.

2) As outras aeromoças e comissários de bordo devem ter ficado incomodados: como você se sentiria se seu patrão aparecesse na TV dizendo que agora contrataram 4 funcionários que são mais capazes do que você? Como isso se refletiria na sua motivação?

3) Será que o passageiro frequente da P.C. Air gostou da novidade? Em qualquer companhia aérea do mundo existe uma grande dependência das viagens de negócios. E os executivos ainda são, em sua maior parte, homens. Será que os homens que estão no avião prefeririam ser atendidos por aeromoças mulheres ou aeromoças transexuais? Não estou expressando minha opinião sobre isso, estou apenas lembrando que ainda vivemos em uma sociedade majoritariamente machista e que isso pode criar uma barreira pras novas funcionárias.

Pois é... tentar alavancar o negócio sobre polêmica tem sempre os seus riscos.
E vocês, acham que isso é um acerto ou um erro de marketing?

Top 10 de Erros de Marketing 2011


Nosso blog completou o segundo aniversário! Nesse período, já acumulamos mais de 500.000 leituras e passamos dos 30.000 seguidores no twitter @errosdemkt !
Nosso blog completou o segundo aniversário! Nesse período, já acumulamos mais de 500.000 leituras e passamos dos 30.000 seguidores no twitter @errosdemkt !
Pra quem gosta de aprender com os erros dos outros, o ano de 2011 foi um prato cheio. Tivemos casos bastante sérios em quase todos os meses. Como fizemos em 2010, é hora de relembrar e homenagear os maiores deslizes de Marketing do ano. Alguns são casos de erros de execução, outros de planejamento e outros de... puro azar. Mas de alguma forma as marcas abaixo certamente foram impactadas. Bom proveito!

TOP 10 "ESCORREGADAS" DE MARKETING DE 2011:

1) ZARA DENUNCIADA POR TRABALHO ESCRAVO
Os dirigentes da rede espanhola de roupas não devem ter conseguido dormir na noite em que o programa "A Liga", da Band, mostrou por quase 1 hora (!) as péssimas condições de trabalho em algumas confecções que fazem as roupas pra rede no Brasil. Rendeu uma negociação milionária com o MPT e um problemaço de imagem de marca.



2) TODDYINHO QUEIMA BOCA DE CRIANÇAS
Mais um caso seríssimo. Um lote do achocolatado infantil mais famoso do Brasil saiu da fábrica com soda cáustica misturada ao produto e deixou crianças machucadas no sul do país. Imagine o impacto disso em uma marca voltada ao público infantil???? E dá-lhe problemas com a vigilância sanitária.


3) TIRARAM O COURO DA AREZZO
Em Abril a famosa marca de calçados despertou o furor dos internautas ao lançar uma coleção que usava peles e pêlos de animais. Ficou nos trending topics do twitter por um fim de semana inteiro, sendo detonada sem parar e precisou tirar a linha do mercado.



4) CORREIOS INVESTINDO PESADO NO MEIO DA GREVE
Pois é... enquanto os Correios estava lançando uma série especial de caixas de Sedex e fazendo uma forte campanha de divulgação por serem patrocinadores do Rock in Rio, o serviço estava... em greve. Milhões pelo ralo. Mereceu um destaque na lista das piores coisas que aconteceram nesse evento.



5) COMPRE PEPSI E GANHE COCA-COLA
Pra reforçar a campanha "Pode ser Pepsi", a vice-líder das colas resolveu fazer uma matadora promoção do tipo "leve 2, pague 1", colocando até propaganda na TV. Resultado: faltou tanto produto, que tinha mercado dando Coca-Cola pra quem queria Pepsi. Uma verdadeira lição de planejamento.


6) CAIXA MOSTRA MACHADO DE ASSIS BRANCO
Ops... a prova de que um "pequeno" erro de execução pode gerar um belo boca-a-boca negativo. Ao querer resgatar a história de seus clientes, o banco simplesmente ignorou a história. E o pior... desapontou justo as pessoas mais cultas (que, em geral, são formadoras de opinião). Tiveram que se desculpar, regravar o comercial e conviver com as críticas.


7) O OLÉ QUE O PÂNICO TOMOU DA PROIBIDA
O despojado programa de humor da RedeTV foi vítima de uma ação de "ambush marketing" e deu mais de 1 hora de conteúdo pra uma marca de cerveja sem saber ao criar um quadro com garotas-propaganda disfarçadas. E, o pior, o Pânico já tinha uma marca de cerveja (Skol) como patrocinadora. Rendeu processo e um belo mal estar com a Ambev.


8) NISSAN BOMBARDEOU A FORD
A montadora japonesa decidiu abalar o mercado em 2011. Apesar de ter acertado a mão com os pôneis malditos, o ano não começou tão bem... a companhia mais do que exagerou ao colocar no ar uma campanha que detonava diretamente a Ford, lembram? Rendeu caso no CONAR, processo e, de novo, boca-a-boca negativo.


9) BOMBRIL DETONA HOMENS PRA CONQUISTAR MULHERES
Ok, algumas pessoas gostaram. Mas nós mantemos nosso ponto de vista de que não é necessário criar rejeição em um público pra agradar o outro. Por isso, a campanha das Mulheres Evoluídas, da Bombril, merece lugar nessa lista.


10) NEXTEL ATRAPALHA NEYMAR
Talvez seja azar, talvez não. Mas em um importante jogo do Santos, o craque usou uma máscara feita pela sua patrocinadora pra comemorar um gol e... foi expulso. Bem-vindo ao clube do que não jogam na próxima partida, Neymar!


A lista poderia ir mais longe. Não incluímos, por exemplo, o fato de que Nokia, Nintendo, Sony e Yahoo perderam mais de 10% do seu valor esse ano, o caso da Duracell - que patrocinou um trio elétrico que ficou sem energia - e o polêmico caso do umbigo que desapareceu na propaganda das Havaianas.

Nosso desejo é que em 2012 aconteçam muito menos erros! Mas, se alguém errar, vamos estudar o caso. Afinal... é errando que se aprende!

Aprenda a piorar um naufrágio com a Costa Cruzeiros


Empresa ofereceu desconto de 30% aos sobreviventes do incidente na Itália para limpar a imagem. Submarino apoiou iniciativa dando abatimento de 20% para cruzeiros da companhia
O comandante da embarcação está preso e é acusado de ser o responsável pelo incidente. Enquanto isso, a empresa tenta reparar os danos à imagem que sofreu. Quem agora vai se sentir seguro para entrar em um navio da Costa??? É preciso fazer um plano de crise urgente. Mas... o que fazer? Foi bem aí que alguém teve uma ideia brilhante para salvar a empresa: que tal oferecer 30% de desconto aos sobreviventes para seu próximo cruzeiro conosco? Parece piada mas não é. A notícia acaba de sair.

Recebi essa sugestão de várias pessoas no @errosdemkt e fui conferir a notícia. Para minha surpresa e para fechar esse post com chave de ouro, a notícia era patrocinada pelo Submarino Viagens, que está oferecendo 20% de desconto nos cruzeiros da Costa a qualquer cliente. Puuuutz! Querem afundar junto??
*Post publicado originalmente no dia 23 de janeiro de 2012.

costa cruzeiros, erros de marketing, submarino

Marcas separadas ao nascer


Marcas de mesmo nome. Sim. Elas existem e nós mostramos aqui esta “coincidência”. São exemplos como Philips e Fiat que têm o mesmo nome em mais de uma categoria de produto
A série "logos separados ao nascer" é um clássico desse blog, que mostra algumas grandes "coincidências" do mercado publicitário. Mas como a capacidade de se inspirar nas ideias dos outros não tem limites, dessa vez queremos fazer aqui uma homenagem a uma série de marcas parecidas. Não estamos mais mostrando apenas alguma coincidências de cores ou fontes usadas nos logos. Estamos falando de marcas praticamente homônimas.
Em um mundo onde fica cada vez mais difícil se diferenciar, copiar um nome de um produto de um outro mercado ou sofrer uma "coincidência" pode prejudicar o plano. Por exemplo, qual você acha que é a chance de uma marca de chocolates artesanais finos que coincidentemente também se chama "Habib's" vingar no mercado?
A regulamentação de propriedade intelectual não permite que duas marcas homônimas atuem na mesma categoria. Mas nada impede que um laxante seja lançado no mercado com a marca "Phillips", por exemplo... dureza, né?
Marcas separadas ao nascer


Aquarius Fresh uva tem suco de maçã, e não de uva


É ou não é estranho? O único sabor da bebida que realmente tem suco da fruta é o de limão. Os outros, tem gostos diferentes do que o anunciado pelo próprio produto
Não sei se é erro de marketing ou curiosidade, mas o que você acharia se eu te contasse que a Aquarius Fresh de uva tem suco de maçã e suco de limão, mas não tem suco de uva??? O mesmo acontece com a de abacaxi e a de pêra. A única que tem o suco que corresponde ao sabor é a Aquarius Fresh de limão. A informação tá no site da Coca-Cola.
Aquarius fresh uva tem suco de maçã, e não de uva

Produto Piada Pronta: Facas Vira Bosta



Parece piada, mas não é... existe mesmo uma empresa no Sul do Brasil que vende facascom a marca "Vira Bosta".  O nome foi dado em homenagem ao besouro que tem esse nome e que é, proporcionalmente, o bicho mais forte do mundo, pois consegue virar, rolar e enterrar o cocô do gado.
Quando me mandaram essa sugestão no twitter, que era pegadinha... cheguei a ligar pra empresa pra conferir. Foi, no mínimo, cômico ser atendido por uma pessoa que fala "Facas Vira Bosta, bom dia!" com a maior naturalidade.
Belíssimo nome, parabéns aos fundadores.

As 10 marcas que mais perderam valor em 2011


Todos os anos, a consultoria Interbrand divulga o ranking das marcas mais valiosas do mundo. A lista de 2011 acabou de ser divulgada e é, novamente, encabeçada pela Coca-Cola. O destaque positivo dessa edição é a Apple, que avançou várias posições no ranking pelo segundo ano consecutivo.
Mas... se por um lado algumas empresas se dão bem conseguindo manter uma  marca forte, outras se dão mal. E essa é a lista das 10 marcas que mais perderam valor nos últimos 12 meses:
Sinceros parabéns do Erros de Marketing para Nokia, Nintendo, Sony, Yahoo!, Dell, Nescafé, Ikea, Blackberry, MTV e Morgan Stanley.

O pior do Rock in Rio


O Rock in Rio, um dos maiores eventos musicais do mundo, voltou a acontecer no Rio (finalmente... porque estava mais do que bizarro ouvir notícias do "Rock in Rio em Lisboa").
Eventos lotados, um monte de patrocinadores felizes e notícias para todo lado. Em geral, não dá para dizer que não foi um sucesso. Mas como é impossível acertar tudo e agradar a todos, vamos aproveitar para deixar aqui nossa homenagem ao que aconteceu de pior no evento:


- PORNOGRAFIA NO LUGAR DO SHOW: parece piada, mas não é. No começo da transmissão do Rock in Rio no Multishow (da Globo), vazou alguns minutos de um vídeo pornográfico em que três garotas e um rapaz se divertiam numa van. Hardcore, hein?

Essa notícia saiu no site da revista Exame (aliás, o que uma revista tão conceituada de negócios está fazendo publicando notícias desse tipo??)


- CLAUDIA LEITTE E OUTROS CANTORES QUE NÃO SÃO DO ROCK: esse é um ponto polêmico, mas não dá para negar que é bizarríssimo um evento chamado ROCK in Rio ter a participação de cantores de axé, música romântica, sertanejo, samba ou coisas de outros gêneros. Vários desses artistas tiveram que aguentar vaias. Claudia Leitte, em especial, cantou na abertura do evento e, além de ter que aguentar parte do público que se revoltou com a sua presença, deu o azar de ter uma falha no equipamento na sua saída do palco (veja a partir do 1':20'' do vídeo abaixo, que teve 87% de dislikes no youtube e um mooooooonte de comentários perversos).




- CAMPANHA ANTIDROGAS: Numa tentativa de mudar o chavão, a organização do evento lançou uma campanha sobre "sexo, opinião e rock'n'roll", onde alguns artistas (claramente os menos "barra pesada") incentivavam as pessoas a ir ao evento sem drogas. Mas... a música ficou parecendo jingle de propaganda eleitoral, e virou motivo de piada na internet. O vídeo não só não viralizou como também não agradou. Até este momento, 86% das pessoas indicaram no youtube que não gostaram do vídeo. A causa é nobre, mas claramente houve um problema na transmissão da mensagem da forma correta ao público alvo.



BOB'S OU MCDONALD'S?: a rede de lanchonetes Bob's enfrentou a multidão e abriu uma unidade dentro da Cidade do Rock. Mas eles não tinham noção do tamanho da fome dos roqueiros. Dimensionaram mal sua capacidade de atendimento e revoltaram a galera:
- CAMPANHA ANTIDROGAS: Numa tentativa de mudar o chavão, a organização do evento lançou uma campanha sobre "sexo, opinião e rock'n'roll", onde alguns artistas (claramente os menos "barra pesada") incentivavam as pessoas a ir ao evento sem drogas. Mas... a música ficou parecendo jingle de propaganda eleitoral, e virou motivo de piada na internet. O vídeo não só não viralizou como também não agradou. Até este momento, 86% das pessoas indicaram no youtube que não gostaram do vídeo. A causa é nobre, mas claramente houve um problema na transmissão da mensagem da forma correta ao público alvo.



BOB'S OU MCDONALD'S?: a rede de lanchonetes Bob's enfrentou a multidão e abriu uma unidade dentro da Cidade do Rock. Mas eles não tinham noção do tamanho da fome dos roqueiros. Dimensionaram mal sua capacidade de atendimento e revoltaram a galera:
BOB'S OU MCDONALD'S?: a rede de lanchonetes Bob's enfrentou a multidão e abriu uma unidade dentro da Cidade do Rock. Mas eles não tinham noção do tamanho da fome dos roqueiros. Dimensionaram mal sua capacidade de atendimento e revoltaram a galera:

Mas não dá para dizer que foi um fracasso, afinal eles bateram o recorde mundial de venda de hamburgueres em um dia. Mas... quando a organização do evento foi divulgar essa informação, acabaram falando que foi feito pelo McDonald's (veja o vídeo aqui). Dureza, hein?

- HEINEKEN X CONCORRÊNCIA: Pois é, o Rock in Rio era patrocinado pela Heineken. Mas o vocalista do Red Hot Chili Peppers teve as manhas de subir ao palco com uma camiseta com o logo da Brahma. 

 
No dia seguinte foi a vez da Ke$ha, que traçou uma Skol no palco! Saia justa...

- CORREIOS EM GREVE: para fechar com chave de ouro um master fail... Os Correios tiveram a capacidade de fazer um super mega plano de Marketing capitalizando o evento com embalagens customizadas de Sedex, adesivagem de suas vans e patrocínio que foi massivamente divulgado. Mas ficaram em greve antes durante e depois do evento (!!!). Ok, ok, o pessoal de Marketing não tem culpa pela greve... mas vá ter azar assim lá longe, hein? Deviam ter cortado os investimentos imediatamente! Isso é mais que um tapa na cara para quem usa o slogan: "SEDEX: mandou, chegou".

A lista poderia ir longe (que tal, por exemplo, uma promoção de coloração de cabelo com o tema?), mas acho que essas seis coisas estão no topo do ranking. Vamos torcer para que o próximo Rock in Rio seja ainda melhor!


FONTE: MUNDODOMARKETING

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