quarta-feira, 16 de maio de 2012

Famosos doam mais de 24 milhões de fãs para crianças do GRAACC

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“Antigamente” a gente não conseguia avaliar a fama das celebridades porque, afinal, só registrávamos a personalidade que saísse no jornal, aparecesse na novela ou estivesse protagonizando comerciais de grandes marcas. Hoje em dia a coisa mudou e toda essa mensuração já é possível e super praticada. Claro que estou aplicando o exemplo às mídias sociais, onde podemos facilmente descobrir – além da quantidade e o alcance – o perfil dos fãs daquela determinada figura, o nível de engajamento de sua audiência e também se ela é – de fato – influente com seus followerscurtintes ou qualquer outro nome que as redes sociais acabem por usar para rotular os fãs.
Admito que vou ser um pouco parcial neste post, pois a ação que irei descrever a seguir teve a minha participação no planejamento. Porém, garanto que os resultados vão acabar por surpreender muito mais do que a minha compreensível falta de neutralidade, se vocês considerarem o resultado (claramente eficaz). Afinal, os números não mentem!
Tendo em vista que grande parte das celebridades obtém maior alcance no twitter do que em outras redes sociais – afinal, muitos ainda se encontram em fase de migração para a famosa rede criada por Mark Zuckemberg – nós, da agência Ogilvy Brasil resolvemos inovar com uma ação muito simpática e extremamente “cara de pau“. Visando ajudar o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – popularmente conhecido como GRAACC.
Enviamos 10 fraternos convites de crianças em tratamento para as 10 personalidades brasileiras mais famosas – e influentes – no Twitter. Eis aqui a explicação do “cara de pau”. Afinal, o pedido das crianças era bem claro: queriam emprestados, durante o Dia Nacional de Combate ao Câncer infantil, os ‘amigos’ que eles haviam cultivado em seus perfis. Ou seja, pediam o login dos famosos para que sua influência fosse usada em prol do GRAACC, concedendo, assim, visibilidade para a causa através da ótica de quem vive – de fato – a diária luta contra o câncer. 
comunicadores rodriguinho pedido comerciais videos  Twitter Campanha Ação
O ‘time oficial’ para ativação da ação teve a seguinte escalação: NeymarKakáRonaldoIvete SangaloWanessa CamargoAngélica HuckOtávio MesquisaMarco LuqueAnderson Silva e Nando Reis. Além desta super equipe, a campanha também contou com a colaboração espontânea de outros grandes nomes que abraçaram a causa na rede, como foi o caso do Marcos Mion, da apresentadora Miá Mello, do Felipe Neto, do mágico David Copperfield e até do ex-boxeador Mike Tyson!
Na esteira deste movimento de solidariedade, milhares de fãs também “doaram” seus perfis no twitter para o GRAACC. Isso foi possível através de um frame que criamos para ser adaptado à foto do avatar destes usuários, oficializando, assim, o apoio à causa e, claro, ajudando a potencializar a comunicação da ação “Donate Your Fame“, que você pode assistir aqui embaixo:
Os resultados desta ação - que praticamente não teve custo - foram absolutamente surpreendentes! Além de impactar mais de 24 milhões de seguidores no twitter – número que representa quase 40% dos usuários de internet do Brasil – a iniciativa alcançou tamanha penetração que as doações aumentaram em 4,670%, chegando a atingir a coleta financeira de US$100.000,00 para o GRAACC. Melhor do que este valor, foi o fato de que a campanha também conseguiu aumentar em 50 vezes o número de doadores mensais – aqueles que fizeram doações através da iniciativa e, posteriormente, se cadastraram para auxiliar automaticamente e mensalmente a instituição. 
Agora, o que, na minha humilde opinião, também pode ser considerado como um ótimo mas, infelizmente, não “mensurável” resultado, foi o fato de termos conseguido realizar um dos sonhos do Rodriguinho, que não se resumia apenas em ter os amigos do Neymar emprestados durante um dia mas, também, em conhecer o craque pessoalmente! De longe, um dos momentos mais tocantes desta ação!
comunicadores sonho rodriguinho comerciais videos  Twitter Campanha Ação
Uma ação tão redondinha e que superou – absurdamente – todos os seus objetivos, acabou até conquistando um ‘novo endereço’. Sim, amigos, o “Donate Your Fame“ tá indo representar a criatividade brasileira no Festival de Cannes! E claro, como membro da equipe que “fez acontecer“, admito estar bastante ansioso para que este sucesso seja reconhecido como, acredito eu, merece – de novo!
Considerando que o resultado desta ação foi “apenas” uma consequência da doação da fama/login de algumas celebridades que toparam se unir ao redor desta nobre proposta, ocorreu-me a seguinte questão: se você pudesse ajudar alguém doando algum login das tuas redes sociais, você o faria? comunicadores icon wink comerciais videos  Twitter Campanha Ação






FONTE: COMUNICADORES

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