quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ação publicitária reduz em 85% o número de suicídios em ponte na Coréia



As pontes sobre o Han River, em Seoul, na Coréia do Sul, têm uma peculiaridade infeliz: são conhecidas por serem palco de um grande número de suicídios. Dentre as 23, a Ponte Mapo é a pior, com 17,2% dos casos. Mas um grupo de publicitários reduziu esses números com uma ideia genial, que não inclui salvamentos ou manobras arriscadas.

Sabe-se que a Coréia do Sul tem a mais alta taxa de suicídio entre os países da OCDE, segundo dados da própria organização – 15 mil suicídios em um ano, uma média de 43,5 mortes por dia (dados de 2011). Em 1090 suicídios, 188 são cometidos na Ponte Mapo.

A ideia para mudar o cenário: foram instalados sensores no gradeamento, para que luzes se ligassem de cada vez que passava um pedestre. Nas calhas iluminadas aparecem então pequenas mensagens, como se a ponte estivesse falando para as pessoas. Em um total de 20 mensagens diferentes, nenhuma deixava avisos ou ensinamentos, apenas palavras simpáticas ou inspiradoras, do tipo “Como você tem estado?”, ou então “O que tem te chateado?“, assim como letras de músicas reconfortantes, piadas ou outras frases que levassem as pessoas a não querer acabar com a vida.

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Essa estátua, de um amigo reconfortando o outro, é um dos grandes símbolos da campanha.

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“Nossa intenção era que os pedestres continuassem lendo as mensagens mostradas ao longo dos 2,2 quilômetros da Ponte Mapo e, finalmente, andassem todo o caminho para o outro lado sem se darem conta”.



A agência responsável foi a Cheil Worldwide, promovendo o Samsung Life Insurance. A instalação foi chamada de Bridge of Life (Ponte da Vida) e nos três meses seguintes a ser colocada – entre setembro e dezembro de 2012 - a taxa de suicídio baixou 85%. Não é coincidência: esta ideia salvou vidas.

Fonte HYPENESS.COM.BR

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