segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Google vai punir sites com publicidade





Os sites que sobrecarregam o topo das suas páginas com anúncios, forçando os visitantes a baixar a barra para visualizar o conteúdo, começarão a ser penalizados nas buscas do Google.
A empresa tomou essa decisão porque concluiu que os cibernautas ficam aborrecidos com esse tipo de layout, informou a Google noseu blog.


«Se clicar num site e a primeira coisa que lhe aparece não tem muito conteúdo visível ou se o portal dedica grande parte do ecrã inicial a anúncios, não oferece uma boa experiência de utilizador. Alguns sites podem não permanecer na mesma posição actual», escreveu o engenheiro da Google Matt Cutts, considerado a maior autoridade da empresa na optimização de ferramentas de busca (SEO).


O Google não vai punir os portais que exibem publicidade no topo da página dentro do que a empresa considera «um nível normal», mas sim os com uma quantidade «excessiva» de anúncios, a ponto de dificultar a navegação.


«Esse novo aperfeiçoamento de algoritmo tende a ter impacto nos sites em que existe apenas uma quantidade pequena de conteúdo visível ou em que o conteúdo relevante é levado para baixo por grandes blocos de publicidade», escreveu Cutts. O Google prevê que essa mudança no algoritmo vai ter impacto na ordem dos resultados em menos de 1% das buscas.


Como geralmente acontece quando o Google apresenta mudanças no seu algoritmo, os administradores de sites já estão contentes e outros nem tanto, como mostram os comentários deixados no blog da Google.


Muitos argumentaram que é hipócrita o Google punir os sites por algo que muitas vezes a própria empresa é a culpada, enquanto outros afirmam que não é da conta do motor como os portais exibem a publicidade, especialmente quando a política do gigante das buscas poderia ter impacto na eficácia dos anúncios. 

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