Das 100 empresas mais ricas do planeta – que formam a lista da Fortune – cerca de 70% delas criaram perfis no Twitter. Foram mais de 540 contas criadas e, no momento, mais da metade desses perfis está estagnado.
Porém não é só a falta de atualização que assombra as empresas que estão se aventurando nas redes e mídias sociais. A falta de padronização na publicação dos tweets incomoda, sim, muita gente. Basta o mínimo de bom senso e conhecimento de comunicação para que muitos profissionais classifiquem certas postagens como desconfiguradas, desalinhadas ou, no mais, sem um padrão claro.
Deve-se criar um manual de redação para tweets empresariais? Claro que não, apesar da ideia não ser tão perversa, pois muitos meios comunicacionais já possuem recomendações estruturais na hora de seus profissionais publicarem algo nas redes sociais.
O que deve ser feito, então?
Tente criar algo mais estável. Evite simbologias desnecessárias ou um português incorreto. Gírias, nem pensar. É a sua empresa que está falando, não você. Em seu perfil pessoal faça o que quiser (de acordo com as recomendações da empresa), mas na conta profissional, seja o mais ético e imparcial possível. Veja algumas dicas:
1. Intervalo de tempo na publicação dos tweets
O ideal é que você crie um sistema de publicações que não seja muito aleatório. Não crie intervalos longos ou curtos demais. Tenha uma rotina pré-estabelecida. Se sua empresa não possui tantas informações a serem compartilhadas, os tweets podem ser postados com intervalos de 1 hora. Para quem tem informação sobrando, tweets de 15 em 15 minutos seria o ideal. Para meios de comunicação, de 10 em 10 minutos. Só não vá encher a timeline de ninguém. Falo isso por experiência própria. Já cometi esse erro e fui muito criticado por cometê-lo.
É claro que essa sugestão pode e deve ser burlada em alguns casos. Se você está cobrindo um evento, deixe muito claro para seus seguidores que o número de publicações será alto, e que isso se trata de um caso isolado, não cotidiano. Porém mesmo em eventos, não vá publicar tudo o que ocorre, como relatos desnecessários ou informações sem importância.
2. Nome do perfil
Se falarmos sobre a importância dos tweets, é necessário mencionar o nome que sua conta tem no Twitter. Evite palavras pejorativas ou nomes que não sejam de fácil entendimento. Se possível, coloque o nome da sua empresa. Se já existir, tente algo parecido. Há inúmeros casos de empresas que inserem números, siglas e espaços totalmente desnecessários. Muitas vezes o cliente nem consegue entender de quem é aquele perfil.
Exemplo: se sua empresa se chama "Agência Digital Marca Texto", não vá colocar algo como "twitter.com/marctxo" que ninguém irá lembrar-se do link, muito menos irão associar essa conta à sua empresa. Tente algo como "twitter.com/mtexto", ou o mais indicado nessa situação, o "twitter.com/marcatexto".
E seja rápido. O perfil @folha, @folhadesp, @folha_sp e @folhasp, por exemplo, não pertencem ao Twitter principal do jornal Folha de S. Paulo. O perfil oficial é um horrível @folha_com. Aliás, o perfil @folha_sp contém até notícias, mas está desatualizado e sem imagem no avatar. Não dá nem pra saber se algum dia realmente pertenceu ao jornal.
3. Bio
É de fundamental importância. Com tweets padronizados em relação ao tempo e um nome que seja fácil de ser lembrado, nada mais justo do que ter uma bio clara e objetiva. Mencione a empresa que está vinculada àquele perfil e jamais deixe de colocar a URL da sua empresa. Se sua empresa não possui nem um site, vai fazer o que no Twitter?
4. Formatação dos tweets
Não publique de qualquer jeito. Sempre fique atendo ao português e evite siglas que não sejam do conhecimento de todos. Insira sempre as hashtags (#) correspondentes ao assunto do tweet, pois isso atrai mais seguidores e coloca aqueles que observam determinado assunto a par das publicações. Aliás, aconselho inserir as hashtags no início ou no final do tweet, seguidas pelo texto e, por fim, o link. Exemplo:
#hashtag | Aqui você insere o texto ou o título da notícia: link para a publicação
Aqui vai o texto que você publicou: link da postagem | #hashtag
As hashtags vão como determinação das editorias. Demonstram sobre qual assunto o tweet está falando. O texto em seguida demonstra por si só o que você disse. E o link redireciona o seguidor para mais informações a respeito do que foi publicado. Entre o texto e o link você pode inserir tanto o traço (-) como o símbolo de dois pontos (:) na separação das duas partes. Já entre a hashtag e o texto eu sempre aconselho o símbolo "|" como o mais adequado, pois deixa bem distinto a editoria do texto corrido. Ah, e mais um detalhe: não vá socar dezenas de hashtags sem necessidade. Evite isso ao máximo.
5. Publique um tweet atraente
Cerca de 70% do que é postado no Twitter não causa efeito algum. Provavelmente grande parte do que você publicar jamais ganhará um RT sequer. Por isso, saiba o que escrever. Saiba como escrever. Seja o mais atraente possível para conseguir RTs ou menções. Imagine-se como um editor de jornal que tem a missão de construir a manchete que irá estampar a primeira capa. Se for uma manchete boa, é jornal vendido na certa. Se for um título mal feito, vira papel para embrulhar peixe. Isso vale muito para o digimundo e a twittosfera.
6. Primeira ou terceira pessoa?
Depende muito do caso. Se o perfil é de um blog, site ou agência onde você seja o proprietário – e todos devem ter conhecimento disso – não tem porque não falar em primeira pessoa. Na verdade, aconselho sempre falar em terceira pessoa nos horários comerciais e, só depois, usar a primeira pessoa.
Se o perfil é da empresa, sempre use algo como "nós" ou "a equipe". Se o tweet for em um tom mais pessoal (se permitido pela empresa) usa siglas para designar seu nome. Exemplo: "Hoje no blog há uma matéria sobre redes sociais nas escolas. Artigo sensacional (CT)". No caso, seus seguidores devem ter conhecimento de que a sigla "CT" pertence ao gerenciador de mídia social da empresa, por exemplo, Caroline Tavacci.
7. Links curtos
Obviamente, em uma rede social onde só cabem 140 caracteres e o termo "instantâneo" é levado ao pé da letra. Não vá publicar tweets com links grotescamente gigantes. O novo Twitter já permite a inserção, em alguns casos, de links originais que ficam "camuflados", onde só aparecem uma parte dos mesmos. Porém, ainda prefiro os tradicionais goo.gl, bit.ly ou o migre.me como encurtadores de links.
8. Twitter não é sala de bate-papo
Jamais fique discutindo ou analisando abertamente um problema. Seus seguidores não precisam "participar" da conversa entre a empresa e um determinado assunto. Nem mesmo por mensagem direta (DM) faça isso. Usa a mensagem direta para repassar um endereço de e-mail ou telefone de contato, mas nunca fique utilizando-a como um comunicador instantâneo.
9. Nunca brigue no Twitter
Toda vez que algum empecilho ocorrer, tente resolvê-lo o mais rápido possível. Nunca vire as costas ou entre em uma queda de braço com seus clientes. Quando você menos esperar, haverá uma chuva de mensagens negativas se propagando pela twittosfera. Se errar, assuma o erro e peça desculpas. Se não errou, leve a discussão para fora do Twitter, mas tente resolvê-la pacificamente. Nunca coloque combustível para provocações ou intrigas.
10. Divulgue suas redes
Provavelmente o Twitter será a rede que sua empresa possuirá o maior número de contatos. Uma única mensagem publicada é capaz de alcançar milhões pessoas. Por isso, divulgue seus produtos e suas outras redes de contato. Demonstre que sua empresa também está inserida no mundo dos vídeos, infográficos, slides e tantos outros serviços disponíveis na web 2.0.
11. Promoções e sorteios
Vai realizar promoções ou sorteios? Não faça disso uma barganha por clique ou seguidores. Leve a sério tal procedimento. Deixe sempre um link com todas as informações a respeito do sorteio, como a data em que será realizado, o modo, o sistema, o ganhador e todos os requisitos básicos para evitar contradições.
No mais, essas são apenas algumas recomendações básicas para aqueles que utilizam o Twitter como ferramenta fundamental dentro de uma empresa. Saiba como publicar para saber ser lido. As dicas mencionadas são pura e exclusivamente para facilitar a leitura e a vida de quem segue e consome milhares de informações todos os dias.
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