Aviso: este post é direcionado para os já cansados publicitários de agência. Mas se você pretender se tornar um, bem fará se ler atentamente este artigo. Todavia, caso você não faça parte deste universo da publicidade, talvez seja legal você parar por aqui. Afinal, a frustração que apresentaremos abaixo é bem direcionada e pode ser que você não se identifique com a ‘causa’.
Sabe quando você rala para justamente não entregar o clássico “arroz com feijão” para o cliente? Pensa, pesquisa e cria algumas bossas para surpreender não só ele mas toda a provável audiência que você pretende impactar com o projeto – que você não consegue mais chamar de ideia pois, afinal, aquilo ali é diferente, ousado, novo e não é possível que ninguém tope veicular, né? Pois bem, seja bem-vindo ao terrível mundo da publicidade, onde todo dia, meu caro amigo publicitário – é dia de morte!
Talvez você já tenha lidado com esta situação, mas uma coisa é certa: tenha passado por isso ou não, NUNCA OUSE DESISTIR.
Esse acima pode parecer um parágrafo meio ’auto-ajuda’. Mas não é, creia. O gostoso em trabalhar com a publicidade é que a ’expertise’ fundamenta-se no amplo conhecimento que busca entender um pouco de tudo, mantendo-se antenado e atualizado – é usar camisa xadrez sem ser em festa junina,; é dar check-in em toda livraria de que passa em frente só para parecer cult nas redes sociais; é tirar foto do próprio prato acreditando que aquilo tem um baita propósito – Afinal, que outra profissão te deixa ser tão você como a publicidade pemite?
Admito que existam fases em que o foco é o resultado do cliente, a carreira, o dinheiro ou, até mesmo, aquela puxação de saco dos seus superiores. Mas uma boa ideia pode sempre todo o rumo de uma dessas fases, não é mesmo? De qualquer forma, uma coisa é certa: não se deixe abalar pelas quedas no meio do caminho. Esse calejamento faz parte, seja ele mental, emocional e, muitas vezes, físicos – calma, ninguém apanha, mas se você apanhar no seu trabalho é bom ir até uma delegacia. Eu falo de virar a noite se entupindo de pizza. Tudo isso faz parte e o segredo é nunca desistir daqueles esboços malucos que você acaba criando. Mesmo que eles sejam produzidos durante uma reunião onde, em tese, você deveria estar totalmente antenado e anotando o foco do cliente e não em coisas como aquele aplicativo maluco que você terminou por rabiscar na agenda enquanto olhava e sorria para ele.
Na certa você já teve algum tipo de frustração. Se não foi na agência, pode ter sido na vida pessoal mas infelizmente, este não é o melhor blog para você dividir isso. Porém, se você tiver uma história bacana sobre o que já viveu dentro deste universo do profissional da comunicação é só deixar no espaço dos comentários.
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