- Espere o inesperado: esta tendência insere novas práticas na experiência de compra o tempo todo. Significa não apenas lançar um novo conceito de loja e abordagem, mas manter-se inquieto transformando-se continuamente. Não é fácil, mas manter-se atrativo na atualidade significa trazer algo novo em um mundo repleto de novidades. Para ilustrar, Alison citou a David Barton Gym, que nasceu em Nova York, mas hoje tem sedes em varias cidades norte-americanas.
A David Barton não se parece com o estereótipo nem de academias, nem de qualquer outra referência, criando um espaço-tempo único e de escape da realidade. Segundo seu proprietário, embora concorrentes tenham copiado alguns detalhes, o modelo não é replicável porque mimetiza-se com o bairro em que está localizado, o que faz com que cada localização possua uma pegada diferente e única (detalhe para a cortina teatral e para a iluminação cênica);
- Maltratado & Rústico ou Relíquias Urbanas: esta tendência é bastante visível nas lojas mais recentes. É o uso de materiais rústicos e reciclados, porém que mostram toda a sua imperfeição, deixando ver com clareza que trata-se de um material gasto, usado, bruto (ou vintage) e reutilizado. Um exemplo é o Waterhouse Hotel, em Shanghai. Este movimento está relacionado à uma época de maior restrição econômica, onde é importante preservar recursos já que o futuro mostra-se incerto, mas também reflete a ascensão da questão da sustentabilidade.
- Diálogo: inserção de espaços ou possibilidades de espaços para que a loja hospede encontros com a comunidade. É uma evolução dos cafés nas lojas, a partir da concepção de lojas mais flexíveis com equipamentos que podem ser embutidos no teto ou no piso para dar lugar a um evento, show ou performances que reúnam a comunidade, como a iniciativa do Dia da Comunidade, no supermercadista Whole Foods.
- Materiais em busca de liberdade: tecidos, madeiras e materiais em geral customizados, criando ambientes líquidos, fluidos e leves em função das novas possibilidades, como concreto flexível, plásticos regenerativos, materiais que permitem criar as impressões que quisermos, que mudam, transformam-se e criam possibilidades únicas.
- Natureza Interior: a natureza absorvida pelas construções, integrada aos projetos criando espaços como uma segunda pele do meio ambiente, mimetizando-se e sendo difícil definir o fim e o começo, entre ambiente e construção como o hotel na Suécia que oferece quartos “ninho”. Integram também esta tendência a inserção de plantas e árvores em profusão nos ambientes internos, fachadas e tetos de edifícios, utilizados para resfriar e amenizar o concreto.
- Natureza Interior: a natureza absorvida pelas construções, integrada aos projetos criando espaços como uma segunda pele do meio ambiente, mimetizando-se e sendo difícil definir o fim e o começo, entre ambiente e construção como o hotel na Suécia que oferece quartos “ninho”. Integram também esta tendência a inserção de plantas e árvores em profusão nos ambientes internos, fachadas e tetos de edifícios, utilizados para resfriar e amenizar o concreto.
Alguns destes sinais são contraditórios. Como é o comportamento humano, cheio de facetas, incertezas, idas e vindas, mudanças e transformação. Não temos que permanecer com o mesmo ponto de vista ou decisão indefinidamente. Mudamos de opinião. Repensamos. Mudamos sempre. Que bom.
FONTE: MUNDODOMARKETING
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