terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O novo ROI das mídias sociais

Por Eliseu Barreira Junior, em 07 de outubro de 2011. Fonte: http://blog.scup.com.br/


Estava acompanhando nesta semana uma discussão no Linkedin sobre Retorno de Investimento (Return on investment; ROI, na sigla em inglês) em mídias sociais quando um dos participantes contou que, ao assinar seu contrato como analista de social media na empresa onde trabalha, ouviu do chefe que deveria trazer resultados financeiros para o negócio. Ele disse que não recebe para ficar conectado, mas para vender, um pensamento bastante comum nas empresas que estão criando estratégias para mídias sociais. Quanto foi investido em comparação ao “lucro” que uma determinada ação resultou é uma conta que muita gente tem quebrado a cabeça pra fazer. Como calcular quanto uma marca ganhou com um Like? Como mensurar quantos carros são vendidos depois da viralização no YouTube de um vídeo engraçadinho sobre o veículo? Como medir qual será o aumento da participação de mercado de uma empresa por causa do engajamento em torno de seus produtos no Twitter?
Mesmo sendo caro e tendo uma margem de erro, há casos em que é possível e melhor mensurar o ROI. Mas não conseguir chegar sempre a um número não significa que suas ações de marketing nas mídias sociais são um fracasso ou até mesmo que você não deve investir na área. É preciso enxergar os benefícios que vão muito além disso. Como disse Albert Einstein, “nem tudo que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado”.
Monitorar o que falam do seu produto, por exemplo, pode ajudá-lo a evitar crises, melhorar o atendimento dos seus clientes e aprimorar o serviço que você oferece, mas não necessariamente dá informações sobre vendas e conversão. Ao elaborar sua estratégia para mídias sociais, em vez de pensar em ROI, você pode, portanto, trabalhar com o conceito de Benefícios (Estratégicos) do Investimento (Benefits on Investment; BOI, na sigla em inglês) a longo prazo. Eles têm a ver com ganhos intangíveis que as mídias sociais oferecem.
Tome o exemplo da rede de restaurantes americana Morton’s. Recentemente, o empreendedor de mídias sociais Peter Shankman tuitou durante um voo que gostaria de ser recebido com um prato da empresa ao desembarcar pois estava faminto. A Morton’s, que monitora as citações feitas a sua marca nas redes sociais, mandou um garçom com a comida para recebê-lo. Feliz com a surpresa, Shankman agradeceu o gesto pelo Twitter e postou uma foto com o garçom. O caso ganhou destaque em jornais, sites e revistas. Em termos práticos, não é possível dizer qual foi o impacto direto da ação nas vendas da cadeia de restaurantes, mas a repercussão da história criou associações positivas em torno da marca – um resultado que uma propaganda numa mídia tradicional dificilmente traria. E, mais importante, fidelizou um cliente.




  







SURPRESA Sequência de tweets de Peter Shankman. Na foto, ele com o garçom da Morton’s
Por trás de uma ação como a da Morton’s, está um princípio básico que deve nortear qualquer estratégia para mídias sociais: a definição de objetivos e metas. Parece simples, mas alinhar os interesses dos diferentes atores que participam desse processo decisório requer concessões que nem sempre todos estão dispostos a fazer. Nessa discussão, tente responder a perguntas básicas: Meu negócio realmente exige presença nas redes sociais? O que desejo atingir com essa estratégia? O que farei para alcançar esses objetivos? Se você não souber aonde quer chegar antes de começar a atuar nas redes sociais, dificilmente conseguirá enxergar quais serão os benefícios de sua estratégia.
O desenvolvimento de indicadores de mensuração dos benefícios de uma ação nas redes sociais deve estar alinhado com os objetivos definidos durante o processo decisório. Mais que gerar um buzz positivo em diferentes canais de comunicação, a ação da Morton’s conseguiu criar uma maneira de engajar Shankman e seus seguidores em torno da marca. Esse caso mostra que é possível definir objetivos e antever quais retornos eles devem trazer. Não é um retorno financeiro imediato, mas um benefício que, a longo prazo, pode levar a ele.
Vale lembrar que nem sempre o benefício esperado acontece. O fator surpresa deve ser levado em conta sempre na elaboração de uma estratégia. Muitas vezes, ações mais difíceis de emplacar acabam fazendo sucesso nas redes sociais, e outras que têm tudo para decolar não levantam voo. Em um caso como o da Morton’s, há sempre o risco de a situação parecer armada e pouco transparente. Ela pode provocar questionamentos sobre os critérios que determinaram o atendimento de Shankman, que tem mais de 100 mil seguidores no Twitter, e não de uma pessoa considerada menos popular. Mas não fique desanimado por conta disso. Um dos principais benefícios de investir em mídias sociais é que você está sempre aprendendo alguma coisa nova.

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