terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Seu perfil no Facebook pode ser um cartão de visitas. Literalmente!


Serviço lançado hoje pela rede social permite ao internauta imprimir diferentes versões da Linha do Tempo para usar como cartão de visitas particular ou de negócios


Cartão de visitas com a Linha do Tempo do Facebook (Foto: Divulgação)


O Facebook resolveu incentivar seus usuários a levarem sua marca virtual para o mundo real. A rede social acaba de lançar um serviço que permite que os internautas criem cartões de visita personalizados, com base em imagens e mensagens do seu perfil. 

O novo serviço, chamado de Cartões Facebook, está sendo posicionado como um “novo modelo de negócios sociais para networking” que “faz a ponte entre online e offline”. O serviço, que se tornará disponível para os 800 milhões de usuários da rede globalmente a partir de hoje, foi desenvolvido em conjunto com a empresa britânica de impressão digital Moo.com. 
A Moo.com, com sede no chamado Silicon Roundabout, no leste de Londres; oferecerá aos primeiros 200 mil usuários do Facebook 50 cartões de visita personalizados gratuitamente para promover o serviço. O custo de 50 cartões será de £ 10 (ou R$ 28,45). 

A gigante das redes sociais acredita que o momento é propício para lançar o serviço, já que, com o lançamento da Linha do Tempo no Facebook no final do ano passado, os usuários serão capazes de fazer cartões de visitas criativos. 

O Mark Zuckerberg, fundador do Faceboock, chegou a chamar a Linha do Tempo de “a história de sua vida”, quando apresentou um preview do produto para desenvolvedores em setembro. Ela substitui o Muro como perfil de cada usuário e tem o objetivo de documentar sua vida a partir do berço. 

“A Timeline ajuda as pessoas a contar a sua história no Facebook e apresenta as partes de sua vida que mais significam para eles”, disse Jillian Stefanki, um porta-voz do Facebook em reportagem do jornal The Guardian. “A integração com a Moo.com torna possível para as pessoas terem a mesma experiência no mundo offline.” 

A Moo.com, lançada em 2006 pelo empresário Richard Moross, anunciou que cada um dos cartões de visita pode mostrar uma imagem diferente na frente e uma citação favorita nas costas. O objetivo, disse Moross, é permitir que os usuários do Facebook tenham um estoque único de cartões de visita para usar "as imagens certas nas ocasiões certas, de negócios ou sociais”. Ele descreveu a nova oferta híbrida como um “cartão de visita online social”. 

A Moo.com levantou mais de US$ 5 milhões (R$ 9,1 milhões) em capital de risco de empresas como o Grupo Accelerator, Index Ventures e Venture Atlas, investidores por trás de empreendimentos da internet como o Skype, Betfair, Lovefilm, Last.fm e MySQL. 


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